30 de dezembro de 2011

PROJETO INCLUIR NO CONTEXTO SOCIAL - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio. Drº Antônio Batista Santiago.Itabaiana/PB

Projeto de inclusão social leva cultura, palestras e oficinas para alunos com e sem deficiência, professores e a comunidade escolar na Escola Estadual Dr. Antônio Batista Santiago durante uma semana. O projeto teve seu início no dia 28/11/11 as 8:30 com apresentação cultural de São José dos Ramos-PB “Ciranda da Cultura” com crianças, adolescentes e jovens do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Projovem Adolescente, e ainda o HIP HOP do Projovem Adolescente onde abrilhantaram e mostraram profissionalismo na apresentação.

Ademais, o instrutor de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) Maurício Marques Simões da FUNAD –PB (Fundação Apoio Ao Portador de Deficiência) apresentou o Hino Nacional Brasileiro em LIBRAS para um público de aproximadamente 600 pessoas no Ginásio de Esportes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio. Dr. Antônio Batista Santiago, em Itabaiana-PB.

O projeto foi realizado de 28/11 (segunda feira) a 02/12 (sexta feira), levando para os alunos oficinas de: LIBRAS, Braille, Arte cênica, DST’s, Bullying, Drogas, Educação Ambiental acompanhados de palestras, teatro e apresentação grupos regionalistas durante a semana nos turnos manhã, tarde e noite. Durante os 5 dias úteis a oficina de LIBRAS foi a mais procurada pelos educandos, onde a mesma foram ministradas por instrutor surdo e intérprete de LIBRAS. Por fim, o projeto contou com cerca de 903 alunos nas diferentes oficinas no total.

O objetivo do projeto é promover a inclusão social de alunos com/ sem deficiência na realidade do contexto social. 
No encerramento dia 02/12/11, o instrutor de LIBRAS Maurício Marques Simões interpretou o Hino Nacional Brasileiro em Língua de Sinais em seguida a entrega de certificados aos oficineiros, articuladores e coordenador do projeto. No encerramento que abrilhantou e fechou com chave de ouro foi apresentação do grupo do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de São Miguel de Taipu-PB com o grupo “DOCE MELODIA” tocando músicas internacionais, forró com o único instrumento musical a flauta e o Projovem de São José dos Ramos-PB encerrou mais uma vez com o HIP HOP.

Segundo o professor-intérprete Gleydson Luiz, o projeto beneficiou mais de 900 alunos nos turnos manhã, tarde e noite e que, o resultado foi surpreendente atingindo a meta e os objetivos propostos.

Já a gestora escolar Rosane Almeida, “o projeto foi encantador, atraindo a participação dos alunos na íntegra nas oficinas oferecidas e pelas belíssimas apresentações culturais que abrilhantaram o evento” comentou.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário