16 de outubro de 2013

PROJETO ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE NA ESCOLA TRAÇOU METODOLOGIA PARA INCLUIR EDUCANDOS SURDOS A TEMAS RELEVANTES EM ITABAIANA-PB

A Escola Estadual de Ensino Fundamental. Drº João Florentino Meira de Vasconcelos em Itabaiana/PB, realizou durante 4 meses (Julho a Outubro) de 2013 o desenvolvimento do Projeto ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: INCLUINDO O EDUCANDO SURDO AO CONTEXTO SOCIAL com o objetivo de integrar e socializar o educando surdo ao acesso a informação a temas de grande relevância em nossa sociedade, inluindo-os por meio de palestras, roda de conversas, troca de experiências, exercício de cidadania, acesso a pesquisa, e a utilização da tecnologia para captação de informações por meio da internet e ainda, esporte e meio ambiente.
Sob a orientação do Intérprete de LIBRAS Gleydson Luiz, a elaboração e a execução do projeto visa
objetivo de minimizar as barreiras de comunicação ao acesso à informação, incluindo os educandos surdos nas ações pedagógicas adaptativas desenvolvidas no período de execução, por meio da utilização manual da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como a ponte principal de acesso comunicativo dos educandos surdos a temas de grande relevância na nossa sociedade, na busca de soluções e minimização dos impactos ambientais por meio de novos modelos de relacionamentos mais harmônicos com a natureza, novos paradigmas e novos valores éticos.
E por fim, cooperar com os 8 jeitos de mudar o mundo como meta de alcançar os objetivos do milênio (ODM), especificamente o item 7 no que diz respeito a qualidade de vida e respeito com o meio ambiente. Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.

O projeto contou com mais de 25 surdos da região de Itabaiana-PB e com o apoio  e parceria das Professoras de LIBRAS Janaina Bezerra (Camutanga-PE), Janaina de Melo, ( Macaparana-PE), Patricia Karla (Itabaiana-PB), Eliane Arcanjo (Camutanga-PE), Rosilene Araújo (Juripiranga- PB), Eliane Andrade (Juripiranga-PB).
Vejam alguns momentos:


















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