31 de março de 2012

ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE ITABAIANA/PB PARTICIPAM ATIVAMENTE DO CURSO GRATUITO DE LIBRAS NA E.E. Dr. ANTÔNIO BATISTA SANTIAGO.

         Estudantes da rede pública de ensino de Itabaiana/PB participam do Curso Básico de LIBRAS na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio. Dr. Antônio Batista Santiago. Começou ontem (30), a primeira turma do Curso de LIBRAS formada por 35 alunos de escolas públicas de Itabaiana/PB. 
          No entanto, serão formadas 6 turmas, com o objetivo principal de difundir a Língua de Sinais para melhor comunicação entre surdos e ouvintes, já que escolas estão recebendo grande número de estudantes com surdez.
 
O curso faz parte do Plano de Ação da Sala de Atendimento Educacional Especializado, com sede na Escola Dr. Antônio Batista Santiago. Sendo ministrado pelo Professor Gleydson Luiz.  
As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas.
Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.
Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.
O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.
O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.


Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc.
Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.

6 comentários:

  1. E otimo o curso! Tbm né com um otimo professor desse que pena que não vai ser o ano tdo (susan)

    ResponderExcluir
  2. esta sendo um curso otimo.to no meio dessa galera.joanderson carvalho

    ResponderExcluir
  3. Eu tô gostando muito. Parabéns Professor!

    ResponderExcluir
  4. É verdade,esta sendo uma maravilha esse curso,que pena que não é no ano todo, mas também estou no meio dessa galera, ♥ DAYANA MAYARA ♥.

    ResponderExcluir
  5. esse curso é otimo,o professor também é otimo sabe explicar passo-a-passo pena que só faltam 3 aulas para terminar...gostei d+ esse curso é essencial e exemplar também.

    ResponderExcluir
  6. OLÁ PROFESSOR GLEDISON, ESTOU FELIZ EM ESTÁ NESSE CURSO DE LIBRAS. QUE PENA É POUCO TEMPO.

    ResponderExcluir