1 de março de 2012

ESCOLA ESTADUAL DRº ANTÔNIO BATISTA SANTIAGO DE ITABAIANA-PB, ABRE O ANO LETIVO COM INOVAÇÃO E PERSPECTIVAS PARA O ANO DE 2012 ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR.





Foi na manhã de quarta feira (29/02), que a maior escola da região do vale do Paraíba abriu o ano letivo com a implementação do Ensino Médio Inovador e a abertura oficial da Educação Especial (A.E.E.) 2012. Com a participação em massa dos alunos e dos professores que integrarão a equipe de trabalho e, executarão projetos e ações de melhoria na qualidade da educação.
O estudante permanecerá mais tempo na escola, com um horário de sete horas aula/dia (entra às 7h e sai às 16h30), exceto na sexta-feira, dia em que haverá aula só no turno da manhã. Os alunos recebem o almoço e dois lanches na escola. Para isso, são destinadas duas horas e 30 minutos. Os professores integrantes do projeto terão carga horária de 40 horas semanais de efetivo exercício, sendo 20 horas de atividade em sala de aula e 20 horas de estudo, formação e planejamento.

O Ensino Inovador destaca a aprendizagem criativa, a valorização da leitura, a articulação teoria/prática, a metodologia da problematização, o desenvolvimento da capacidade de aprender, a iniciação científica, a interdisciplinaridade, a contextualização do conhecimento, elementos presentes nas Diretrizes e Orientações Curriculares Nacionais e nos Referenciais para o Ensino Médio do Estado da Paraíba, além das disciplinas obrigatórias.
Ademais, além das disciplinas do ensino regular, o projeto oferece dois macrocampos que devem compor obrigatoriamente a proposta curricular da escola: Acompanhamento Pedagógico e Iniciação Científica e Pesquisa. Na Paraíba, está sendo apresentado o terceiro macrocampo que é Leitura e Letramento.

Segundo a gestora escolar, Rosane Almeida “ o Ensino Médio Inovador é mais uma conquista e avanço da educação na Paraíba, dando a oportunidade ao enriquecimento do conhecimento dos nossos alunos na teoria e aplicando em prática nas aulas de macrocampo, e mais importante vale ressaltar que e a nossa escola faz parte da conquista e do avanço educacional”, enfatizou.

Ainda, segundo o aluno Paulo Souza, ele acredita no projeto de inovação, na equipe profissional e aposta por em prática tudo o que aprendeu na teoria em sala de aula e, transformar em ações nas aulas de macrocampo.

Por fim, os alunos, professores e intérprete de LIBRAS da Educação Especial (A. E. E.) participaram ativamente de mais um momento histórico na escola, que é a implementação do Ensino Médio Inovador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário