1 de fevereiro de 2012

IMPORTANTE DIVULGAR!!!! Comitê Gestor de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência traça Plano Estadual

Terça-feira, 31 de janeiro de 2012 - 18h04
O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência (CGPcD) iniciou o ano debatendo a construção do Plano Estadual que visa garantir a defesa e proteção dos direitos das pessoas com deficiência na Paraíba. Entre os pontos principais do plano estão: melhora na acessibilidade, inserção no mercado de trabalho, cultura e motivação da construção de políticas públicas voltadas para as pessoas que vivem com algum tipo de deficiência.
O CGPcD foi instituído no final do ano passado pelo governador Ricardo Coutinho e possui 15 membros titulares e 15 suplentes, pertencentes a órgãos da administração direta e indireta do Estado. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) é responsável pela coordenação do Comitê, garantindo apoio administrativo e os recursos necessários ao funcionamento e execução das atividades realizadas.
“O Comitê é um instrumento importante de articulação de ações, de projetos, de política para a pessoa com deficiência. Na secretaria, a Coordenação da Política do Idoso e da Pessoa com Deficiência está acompanhando as reuniões”, informou a secretária da Sedh, Aparecida Ramos.
Fóruns regionais – Segundo a coordenadora da Política do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Sedh, Gabrielle Tayanne, este ano serão realizadas seis fóruns regionais (em Guarabira, João Pessoa, Patos, Monteiro, Sousa e Campina Grande), contemplando todas as regiões da Paraíba. As reuniões acontecem no período compreendido entre o dia 9 de março e o dia 15 de junho.
Nestes fóruns, segundo a coordenadora, será discutida a formatação do Plano Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência na Paraíba com representantes de órgãos públicos, entidades de classe, organizações de trabalhadores e patronais e conselhos municipais dos direitos das pessoas com deficiência. “A transversalidade caracteriza a política pública estadual voltada para a inclusão desse público”, explicou.
Membros – Além da Sedh, compõem o Comitê as secretarias de Estado da Educação (SEE), da Saúde (SES), da Segurança e da Defesa Social (Seds), da Comunicação (Secom), da Cultura (Secult), do Planejamento e Gestão (Seplag), do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), da Infraestrutura, da Interiorização e do Governo, além da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) e da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad).

 REPORTAGEM PUBLICADA NO SITE DO 
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA 
EM 01 DE FEVEREIRO DE 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário