3 de março de 2012

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA REALIZA A 1ª CONFERÊNCIA REGIONAL SOBRE DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Nesta sexta-feira (2), no CAIC de Guarabira, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Fundação Centro Integrado de Apoio a Pessoa com Deficiência (Funad), realiza o I Fórum Regional sobre o Direito das Pessoas com Deficiência. Este ano, ao todo, serão realizados sete fóruns nos polos regionais de Guarabira, João Pessoa, Patos, Monteiro, Sousa, Campina Grande e Picuí. O Fórum Estadual está marcado para o dia 31 de agosto.

Em Guarabira, o tema central do evento é “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência”, onde os participantes vão poder discutir as novas perspectivas e desafios na implementação da convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.

Eixos temáticos – Segundo a coordenadora da Política Estadual do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Gabrielle Vasconcelos, serão enfatizados quatro eixos considerados importantes: 1) educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; 2) acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; 3) saúde, prevenção, reabilitação, órtese e próteses; e 4) segurança, acesso a justiça, padrão de vida e proteção social adequada. “Assim, esperamos olhar de forma precisa para as políticas sociais que envolvem a pessoa com deficiência, proporcionando a inclusão e a igualdade de direitos em todo o Estado”, disse ela.

Para a presidente da Funad, Simone Jordão, durante os Fóruns a população vai ter a oportunidade de ajudar a construir as políticas públicas voltadas para o segmento de pessoas com deficiência na Paraíba. “Esses eventos serão uma preparação para as conferencias Estadual e a Nacional, que acontecem este ano. Então é o momento de a gente participar do diálogo entre a sociedade civil e o Governo do Estado – e, deste diálogo, tirar propostas que possam ser efetivadas”, ressaltou.

Soma de esforços – A equipe organizadora é composta pelos membros da Comissão Estadual, formada por representantes da Sedh, Funad e Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (sejel), além de representantes da sociedade civil, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Guarabira e da 2ª Gerência Regional da Sedh.

Fonte: Secom PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário