6 de abril de 2012

DESTAQUE: Rio Tinto-PB realiza curso de Libras para professores da rede municipal

A Prefeitura de Rio Tinto, numa parceria entre a Secretaria de Educação do município e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), realizou entre os dias 26 a 30 de março, o curso de ‘Línguas Brasileira de Sinais’ – Libras, com professores da rede municipal de ensino.
O curso teve duração de 40 horas/aulas, com a participação de 14 professores de todas as regiões de Rio Tinto, e que trabalham com crianças com deficiências auditivas.
O encerramento aconteceu na tarde da última sexta-feira 30, no Ginásio Gerbasão, com as presenças da secretária de Educação Antônia Leandro, professores, alunos e ministrantes do curso. Houve entrega de certificados por parte da Secretaria aos professores que ministraram o curso de libras, Lenice Carneiro Leal – (coordenadora de atendimento as pessoas surdas) da FUNAD, e instrutor de libras, Lindomar Ferreira do Nascimento. Também foram entregues certificados de conclusão aos professores participantes.

Para a coordenadora da Codapa, Lenice Carneiro, o objetivo maior do curso é difundir a língua de sinais e promover juntos aos professores à inclusão social, para que esses profissionais estejam preparados para atenderem as crianças surdas dentro das salas de aulas.

A coordenadora ressaltou que o curso foi dividido em três etapas, o primeiro sobre a gramática de libras, a história da língua de sinais, e a prática da língua de sinais.

A secretária de Educação de Rio Tinto agradeceu em nome da prefeita Magna Gerbasi, a participação dos professores e aos profissionais da Funad que ministraram o curso, e enfatizou que no município há um grande número de crianças com essa necessidade especial, e revelou o desejo de estreitar cada vez mais essa parceria, para que no futuro bem próximo a cidade receba as novas etapas do curso de libras e assim, poder proporcionar mais inclusão social aos portadores auditivos, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário