8 de fevereiro de 2012

É IMPORTANTE DIVULGAR: Bloco Portadores da Folia realiza prévia nesta quinta-feira na Funad

O bloco Portadores da Folia realiza prévia carnavalesca nesta quinta-feira (9), na sede da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa, reunindo mais de mil foliões no pátio interno da instituição. A festa acontece pela manhã, a partir das 9h, com a participação da Banda 5 de Agosto, da Prefeitura da Capital, e à tarde, a partir das 14 horas, com a Banda da Polícia Militar da Paraíba.


Durante a prévia, acontecerá também a Mostra de Arte das Oficinas Carnavalescas 2012, que reúne máscaras, colares, chapéus e fantasias confeccionadas pelos usuários da Funad, numa perspectiva psicopedagógica a partir de material reciclável. “Além das peças, vamos apresentar o estandarte do bloco Portadores da Folia deste ano que foi confeccionado pelas mães dos nossos usuários”, informou a presidente da Fundação, Simone Jordão Almeida, convidando representantes e usuários de outras instituições e entidades representativas do segmento das pessoas com deficiência no Estado para o evento.

“O bloco nasceu na Funad, mas pertence a todas as pessoas com deficiência”, lembrou Simone Jordão, esclarecendo que a Fundação cuida dos preparativos do desfile do Portadores da Folia junto à Associação Folia de Rua, numa ação conjunta com outras entidades que atuam na área, direta e indiretamente, a exemplo do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda, da Secretaria de Saúde da Capital e do Detran, que estarão desenvolvendo campanhas educativas no dia do desfile.

O bloco - O bloco carnavalesco Portadores da Folia foi criado no dia 28 de novembro de 1993 pela Funad numa iniciativa de funcionários e usuários, tendo como idealizadores Marcone Barbosa, Osvaldo Nery, Carlos Nóbrega, Luciene Rodrigues e Glauce Cunha Lima. Os dois primeiros compuseram o hino do bloco e o primeiro estandarte foi confeccionado pela reabilitadora Idalina Gonsalves.

Neste ano, o Bloco Portadores da Folia desfila no dia 14 deste mês na Avenida Cabo Branco, com as bandas Acredite e Tuaregs, além de uma orquestra de frevo. A concentração do bloco começa às 15h e saída ocorre às 17h em direção ao Largo da Gameleira, na praia de Tambaú.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário